top of page

Qual o papel da ciência em tempos de pandemia?

Olá pessoal!!!!!

Segue uma reportagem muito interessante e selecionada por nossa PCNP de Física Debora Cintia Rabello.

 

O vídeo desta semana do SAIFR divulga! traz três especialistas em doenças infecciosas do Laboratório Nacional de Los Alamos, dos Estados Unidos, para apresentar de que forma a ciência, em particular os modelos matemáticos, contribuem nesse momento de tensão mundial. Elas participaram do Workshop de Modelagem da Dinâmica de Doenças Infecciosas, realizado de 2 a 4 de março, realizado pelo ICTP-SAIFR.

Desde o começo do ano acompanhamos o progresso da doença Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, SARS-CoV-2. O surto teve início em Wuhan, na China, e em pouco mais de três meses se espalhou pelo mundo inteiro, deixando todos em alerta. Nesses momentos, a ciência é uma das principais aliadas para definir estratégias de combate à doença, seja para prever seus impactos em comunidades ou climas diferentes, seja para elaborar modelos de proteção econômica, ou para entender melhor o patógeno na busca de tratamentos que possam contê-lo. 

Sara del Valle trabalha no desenvolvimento, integração e análise de modelos matemáticos e computacionais para a disseminação de doenças infecciosas, incluindo varíola, antraz, malária, HIV e gripe em escala pandêmica. Além disso, ela estuda redes sociais, padrões mistos e o papel do comportamento social na dinâmica de doenças, usando mídias sociais e modelos computacionais. Atualmente, Sara é a líder técnica do projeto de Infraestrutura Nacional de Simulação e do Centro de Análise de Pandemias da Influenza  e a principal pesquisadora do programa de Estudo de Modelagem de Doenças Infecciosas. As pesquisas da Carrie Manore estão centradas na modelagem matemática em escala múltipla de propagação de doenças infecciosas e análise de dados. Em particular, ela estuda patógenos emergentes de múltiplos hospedeiros e vetores e como as mudanças no ambiente afetam o risco de doenças. Seu trabalho também abrange as interações entre espécies invasoras e a propagação de patógenos. Nesse contexto, no momento ela trabalha na determinação de estratégias sustentáveis para controlar o risco e mitigar doenças infecciosas emergentes. Lauren Castro está desenvolvendo seu pós-doutorado sobre epidemiologia computacional, biologia evolutiva e ecologia de doenças. Seus interesses de pesquisa variam de informações sobre a dinâmica da evolução de patógenos em populações humanas a perguntas aplicadas sobre vigilância de doenças infecciosas e estratégias de intervenção. O ICTP-SAIFR reitera a importância de buscar fontes confiáveis de informações e estar sempre atento antes de compartilhar notícias que possam ser falsas. Abaixo estão listados alguns dos sites citados no vídeo, como fontes confiáveis de informação: Organização Mundia da Saúde - Informações sobre Coronavírus (COVID-19): https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 OPAS Brasil - Folha informativa – COVID-19https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875  Ministério da Saúde - Fake News:https://www.saude.gov.br/fakenews


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page